Com a promessa de revolucionar a maneira como nos conectamos, a tecnologia 5G (evolução do 3G e 4G), já está presente em 65 países, totalizando 1.662 cidades. O levantamento foi divulgado em junho desse ano, pela Viavi Solutions, empresa atuante no fornecimento de redes e serviços de telecomunicação.
No Brasil, a tecnologia ainda não foi implementada. Está previsto para hoje dia 4 de novembro o leilão realizado pela Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) das faixas de frequência 5G para o país e já é esperado que o certame atraia uma grande quantidade de interessados e movimente cerca de R$ 50 bilhões. A previsão para o país é que até julho de 2022 a tecnologia esteja presente nas 26 capitais e em Brasília.
Enquanto não chega por aqui, alguns países desde 2019 já utilizam o 5G que oferece vantagens para os usuários como acessar jogos, fazer downloads com maior qualidade e assistir vídeos por streaming com uma velocidade muito maior do que a oferecida pelo 4G. Outros avanços proporcionados pela tecnologia incluem um aumento de dispositivos conectados por área, o que leva a uma maior cobertura.
Veja a seguir quais são os países que mais utilizam a tecnologia 5G, ou seja, que tem a maior proporção de usuários e tempo em uma conexão ativa:
- Coréia do Sul
- Arábia Saudita
- Kuwait
- Hong Kong
- Estados Unidos